Search button

E-LIDERANÇA: UM ESTUDO DE CASO NUMA EMPRESA DAS BIG FOUR

Aluno: AndrÉ Martinho Raminhos Valentim


Resumo
O tema do presente Trabalho Final de Mestrado (TFM) foca o conceito de liderança virtual ou e-liderança e os fatores que levam ao seu sucesso numa empresa de consultoria que atua em vários mercados internacionais. O surgimento e o impulsionamento dado pela pandemia Covid-19 ao trabalho remoto permitiu a globalização das equipas e fez desaparecer as fronteiras territoriais. Isto levou a que as equipas virtuais fossem dotadas de elementos advindos de diversas culturas, levando a um aumento da diversidade cultural no seio das organizações. Por esta via, considera-se fundamental o respeito e a capacidade de compreensão de outras culturas, o que as envolve, através da demonstração de uma sensibilidade intercultural. A revisão de literatura permitiu definir dimensões que são consideradas fundamentais para uma liderança virtual de sucesso. A investigação, assente num estudo de caso, contou com entrevistas realizadas a quatro líderes virtuais de uma empresa de consultoria, que vieram corroborar os factos evidenciados pela revisão literária, precisamente na importância de fatores como as competências, a confiança, a comunicação, a delegação e controlo de funções e as questões culturais que estão presentes num contexto de trabalho virtual. Os resultados demonstram que se espera que um líder virtual construa relações de confiança com a equipa, delegando funções e responsabilidades aos seus funcionários, comunique de forma eficaz através das ferramentas tecnológicas que tem ao seu dispor e adquira competências digitais e humanas para fazer face às vantagens e desvantagens da liderança virtual e a uma melhor gestão de uma equipa culturalmente diversa.


Trabalho final de Mestrado