Aluno: Aline Cristina Nunes Serpa
Resumo
O ingresso no ensino superior é visto como uma das transições mais importantes na vida
de qualquer estudante, caracterizada por várias modificações ao nível pessoal e
académico, onde uma má adaptação à nova realidade pode resultar em situações de
insucesso. Em contraste, uma boa adaptação às novas exigências e situações decorrentes
desta fase é preditiva de um bom desempenho académico por parte dos estudantes. Dois
dos processos mais importantes para adaptação a novas situações ao nível psicológico, e
com implicações no âmbito académico, são a Inteligência Emocional e a Resiliência.
Assim, para a presente investigação colocou-se como objetivo geral analisar a influência
da Inteligência Emocional e da Resiliência no desempenho escolar dos estudantes
universitários. Para tal, desenvolveu-se um estudo exploratório de carácter quantitativo,
com a aplicação de um questionário online a uma amostra de 233 estudantes, tendo
como base o estudo sobre Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ)
para medir a dimensão da Inteligência Emocional, e a Escala de Resiliência de Gail
Wagnild para medir a dimensão da Resiliência. Deste modo, recorreu-se a medidas de
estatística descritiva e estatística inferencial, nomeadamente, o Alfa de Cronbach, o
coeficiente de correlação de Pearson e a Regressão Linear Múltipla. Constatamos
através dos resultados que os estudantes são competentes, com autodisciplina, com
perceção emocional, virados para a resolução de problemas e capazes de lidar com as
suas próprias emoções. Relativamente às hipóteses estudadas, confirmamos a hipótese 4
e contestamos a hipótese 1. Todavia, confirmamos, mesmo que parcialmente, as
hipóteses 2 e 3, uma vez que apenas um dos preditores era estatisticamente
significativo. Com estes resultados concluímos que, apesar de nem todas as
subdimensões da Inteligência Emocional e da Resiliência influenciarem diretamente o
desempenho académico dos estudantes universitários, ambas as variáveis se encontram
positivamente correlacionadas, destacando-se as subdimensões “Perceção Emocional” e
“Autodisciplina” que revelaram serem preditores significativos do desempenho escolar.
Trabalho final de Mestrado