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O ÓRGÃO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NOS ORGANISMOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Aluno: Joaquim JosÉ Monteiro Marques


Resumo
A função de gestão de recursos humanos assume uma importância fulcral em todos os organismos da Administração Pública. A investigação tem como objetivo efetuar uma análise ao órgão responsável pela gestão de recursos humanos nos organismos da Administração Pública, nomeadamente, no que concerne às suas atribuições, importância, estrutura, posicionamento e nomenclatura. Adicionalmente pretende-se verificar se é possível identificar um modelo padrão de órgão de gestão de recursos humanos para um organismo público. Relativamente à metodologia utilizada, recorreu-se a uma metodologia qualitativa. No âmbito desta metodologia qualitativa efetuou-se uma análise documental, designadamente aos organogramas e aos documentos de gestão de diversos organismos públicos. Efetuaram-se, complementarmente, várias entrevistas a profissionais que desempenham ou desempenharam funções de chefia na área dos recursos humanos em organismos da Administração Pública. Através da análise dos resultados obtidos concluiu-se que o órgão responsável pela gestão de recursos humanos é indispensável para um eficiente funcionamento de um organismo público. Conclui-se, igualmente, que este órgão deve contribuir de forma evidente para a definição e concretização dos objetivos estratégicos da organização. Relativamente à caracterização deste órgão, é a dimensão do organismo o fator que mais preponderância assume para justificar as suas características, e consequentemente o tipo de unidade orgânica criada.


Trabalho final de Mestrado