Aluno: Beatriz Isabel CombadÃo Mochila
Resumo
A escassez de recursos humanos qualificados não é algo novo, há 30 anos atrás deu-se o nome de “guerra pelo talento” à intensificação da competição em recrutar e reter os melhores talentos. A tecnologia e as ferramentas de trabalho virtuais vieram permitir superar as barreiras geográficas do recrutamento, fazendo com que empresas multinacionais procurem talento noutros países, como Portugal.
A retenção destes profissionais é crucial para o sucesso das organizações, especialmente no setor das Tecnologias da Informação. Esta escassez de talento, sentida globalmente, tem vindo a impulsionar a ascensão do Employer Branding (EB) enquanto estratégia para reter profissionais.
O objetivo deste estudo foi compreender o impacto do EB e das suas diferentes dimensões na Retenção dos profissionais da área das Tecnologias da Informação, em Portugal. Para a realização desta pesquisa recorreu-se a uma abordagem metodológica quantitativa, com a elaboração de um inquérito por questionário online, que contou com 68 respostas. Recorreu-se ao software estatístico IBM SPSS (Model 27) para analisar os dados obtidos. Concluiu-se que o valor económico tem um impacto significativo na retenção destes profissionais. Identificaram-se, ainda, diferenças significativas ao nível das variáveis demográficas estudadas, nomeadamente, género, idade, nível de formação e tempo na organização.
Trabalho final de Mestrado