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Antecedentes da voz promotora e voz proibitiva dos colaboradores: A relevância do comportamento de chefias e da volição profissional

Aluno: Marta Sofia Ribeiro Ferreira


Resumo
Os colaboradores tendem, cada vez mais, a procurar participar na tomada de decisões das suas organizações contribuindo com ideias, sugestões, preocupações e opiniões. No entanto, a maioria dos colaboradores não expressa o que realmente pensam, preferindo manterem-se em silêncio ou até abandonar a organização. Esta dissertação procura investigar o efeito dos comportamentos de chefias, em termos de Liderança Ética e Supervisão Abusiva, assim como da Volição Profissional dos colaboradores, nos seus comportamentos de Voz Promotora (expressões de novas ideias e sugestões) e Voz Proibitiva (expressões de preocupação e identificação de problemas). Para o estudo em questão foi aplicado um questionário online, tendo-se obtido uma amostra de 398 participantes. Os resultados indicam a existência de diferenças significativas em subgrupos de amostra. No que concerne aos comportamentos de voz, tanto para a Voz Promotora como para a Proibitiva, registam-se médias significativamente mais baixas para os jovens adultos (i.e., 18-25 anos), solteiros e, cuja experiência profissional não ultrapassa um ano. Por outro lado, referente aos comportamentos de chefias e, em específico Supervisão Abusiva, as médias mais altas registam-se nos participantes mais velhos com idade superior a 65 anos, cuja experiência profissional ultrapassa os 20 anos e com apenas o Ensino Básico completo. Para a Liderança Ética não se registam diferenças significativas. Por fim, e referente à Volição Profissional, são os trabalhadores não qualificados, do género feminino e a tempo parcial que apresentam médias mais baixas. Através da análise de equações estruturais, verificam-se resultados que sugerem que tanto as relações da variável Liderança Ética como a variável Volição Profissional estão positivamente associadas à Voz Promotora e à Voz Proibitiva. A Supervisão Abusiva não está significativamente associada a nenhum dos tipos de voz.


Trabalho final de Mestrado