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EMPLOYER BRANDING: UM ESTUDO DE CASO DA VOLVO CARS PORTUGAL

Aluno: Leonor Santos Silva Sousa Araujo


Resumo
Reconhecendo que o talento é cada vez mais escasso e que os recursos humanos são o recurso mais valioso de uma organização, então torna-se urgente estudar alternativas reconhecidas pela literatura, para que tal importância seja atribuída aos colaboradores de uma organização. O Employer Branding é identificado como uma dessas estratégias das quais as empresas podem e devem fazer uso, já que tal fenómeno se apresenta como uma estratégia organizacional valiosa para colmatar problemas enfrentados pelas empresas nos dias de hoje, associados à atração de talento, ao engagement e à retenção dos colaboradores (John & Raj, 2020). Identificada a importância da investigação, procurou-se explorar o fenómeno numa organização específica – a Volvo Cars Portugal - por aquilo que são os três grandes pilares de atividade da organização: as Pessoas, a Sustentabilidade e a Segurança. A literatura demonstrou-nos que o Employer Branding (EB) é um processo duplo – criado e projetado internamente (para atuais) e externamente (para potenciais) colaboradores. A criação de tal processo reflete-se no modelo conceptual do EB, modelo esse que está diretamente relacionado com aquilo que é a identidade e a cultura organizacional. Internamente, trabalha-se no sentido de conquistar a lealdade dos colaboradores para aumentar a sua produtividade. Externamente, criam-se associações à marca, por forma a impactar uma imagem nos colaboradores e, consequentemente, para atrair novos talentos. Através do método de pesquisa do estudo de caso, recolheu-se informações sobre o fenómeno em questão, realizando entrevistas tanto à Volvo como aos seus colaboradores. O objetivo foi garantir os requisitos necessários para se proceder à triangulação dos dados que iriam sustentar as conclusões do estudo e, posteriormente, responder à grande questão: como e porque é que a Volvo desenvolve uma estratégia de EB? Recorrendo-se a proposições de investigação e tendo em conta o modelo conceptual do EB, realizou-se uma análise crítica sobre a informação recolhida, à luz de toda a literatura revista. Descobriu-se que a Volvo desenvolve uma estratégia de EB para conseguir reter colaboradores, garantindo, simultaneamente, o seu engagement e a sua satisfação profissional.


Trabalho final de Mestrado