Aluno: Mariana Sousa Peralta
Resumo
A crescente importância e notoriedade da inteligência emocional proporcionou a concretização de várias investigações com o objetivo de demonstrar o impacto e a importância que esta tem no desempenho profissional dos colaboradores.
O objetivo do presente estudo passa por compreender a existência de uma relação entre a inteligência emocional e o desempenho profissional e as suas respetivas dimensões, bem como, compreender se a inteligência emocional tem influência consoante a dimensão do desempenho e se varia consoante a geração a que se pertence.
O estudo incidiu sobre profissionais de recursos humanos de diversas áreas, o que permitiu verificar a existência de uma relação entre o desempenho profissional e as suas respetivas dimensões, com a inteligência emocional. No entanto, o facto de existirem diferentes dimensões do desempenho profissional permitiu verificar diferentes resultados para as dimensões, isto é, a dimensão do desempenho da tarefa e do desempenho contextual apresentam valores que apontam para uma relação positiva com a inteligência emocional, sendo que o desempenho contextual apresenta valores de correlação mais fortes comparativamente aos valores do desempenho da tarefa. Por outro lado, a dimensão dos comportamentos contraprodutivos aponta para uma relação negativa com a inteligência emocional, no sentido em que quanto mais o indivíduo é emocionalmente inteligente menor será a tendência para adotar comportamentos contraprodutivos, ou por outro lado, quanto menor forem os níveis de inteligência emocional dos trabalhadores maior será a tendência para adotarem os comportamentos contraprodutivos.
Simultaneamente, o estudo permitiu aferir que a inteligência emocional dos trabalhadores varia consoante a geração a que estes pertencem, sendo que os participantes pertencentes à geração baby boomers são possuidores de maiores níveis de inteligência emocional comparativamente com as outras duas gerações, nomeadamente a geração Y.
Trabalho final de Mestrado