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O EFEITO DAS RECOMPENSAS EXTRÍNSECAS E INTRÍNSECAS NA RETENÇÃO DA GERAÇÃO MILLENNIAL EM CONSULTORIA: O PAPEL DA MOTIVAÇÃO E DO ENVOLVIMENTO NO TRABALHO

Aluno: Catarina Selas Mateus Teles


Resumo
O mercado de trabalho encontra-se atualmente em grande esforço na tentativa de reter os melhores talentos, em especial os talentos da geração millennial. Dado que os sistemas de recompensas são um dos elementos que mais influencia a intenção de saída de colaboradores, é fulcral que as empresas repensem esses sistemas. Em especial, as empresas de consultoria que enfrentam elevadas taxas de turnover. Este estudo teve como principal objetivo compreender a influência da satisfação com as recompensas (extrínsecas e intrínsecas) na retenção de millennials numa empresa de consultoria em Portugal, bem como a influência da motivação (extrínseca e intrínseca) e do envolvimento no trabalho neste processo. O estudo empírico foi suportado num questionário a 117 millennials. Os inquiridos apresentam níveis médios de satisfação com as recompensas, sendo que o salário é o aspeto com o qual estão menos satisfeitos. Ambos os tipos de recompensas (intrínsecas e extrínsecas) estão negativamente relacionados com a intenção de saída, sendo que essa relação é mais forte para as recompensas extrínsecas. Verifica-se ainda a que a satisfação com as recompensas (intrínsecas e extrínsecas) está positivamente relacionada com a motivação intrínseca mas as recompensas extrínsecas estão negativamente relacionadas com a motivação extrínseca. O envolvimento no trabalho está também negativamente relacionado com a intenção de saída dos inquiridos, em todas as suas dimensões, sendo a dimensão mais relevante a Dedicação. Os resultados do estudo demonstraram que as mulheres inquiridas se encontram significativamente mais motivadas extrinsecamente do que os homens.


Trabalho final de Mestrado