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SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: ANÁLISE CRÍTICA NUMA EMPRESA DO SETOR DE GESTÃO DE INFRAESTRUTURAS E TRANSPORTES

Aluno: DÉbora Miriam Carvalho Correia


Resumo
O presente relatório de estágio compreende uma análise e reflexão realizada ao longo de 500 horas de experiência de estágio numa empresa cujo nome permanecerá em anonimato. A empresa opera no setor de atividade Gestão de Infraestruturas de Transportes. Este trabalho procura contribuir e enriquecer o manancial do conhecimento acerca da importância da revisão de um Sistema de Avaliação de Desempenho de uma empresa, ao nível empírico num contexto de aprendizagem on-the-job e learning-by-doing. A investigação teve como base um estudo qualitativo realizado na Unidade de Desempenho e Gestão de Talento. Todas as atividades centralizaram-se na análise documental, observação, entrevistas aos colaboradores sobre o sistema e análise dos resultados obtidos. Também foram utilizados dados de um questionário já realizado aos colaboradores pela empresa, com o intuito de validar a pertinência das perguntas colocadas na entrevista, aprofundando os significados associados à avaliação de desempenho, bem como a sua consistência. O questionário foi realizado com o objetivo de ter a perceção dos colaboradores sobre a eficiência do Sistema de Avaliação de Desempenho. Os resultados do estudo revelam que o Sistema de Avaliação de Desempenho carece, como qualquer sistema, de mecanismos de monitorização e revisão, uma vez que a realidade está em constante mudança e, por isso, poderá alterar-se o contexto, a organização, a atividade, os processos e/ou os intervenientes. Conseguiu-se ainda demonstrar a importância de não descurar a necessidade de rigor e isenção por parte dos avaliadores, bem como reconhecer a relevância do feedback e acompanhamento para apoiar o desenvolvimento profissional dos colaboradores. (Português) This internship report encompasses an analysis and reflection carried out during 500 hours of internship experience at a company whose name will remain anonymous. The company operates in the field of Transportation Infrastructure Management. This report seeks to contribute and enrich the body of knowledge regarding the importance of revising a company's Performance Evaluation System, at an empirical level in an on-the-job learning and learning-by-doing context. The research was based on a qualitative study conducted in the Performance and Talent Management Unit. All activities focused on document analysis, observation, interviews with employees regarding the system, and analysis of the obtained results. Data from a questionnaire previously conducted by the company were also used to validate the relevance of the questions posed in the interview, deepening the meanings associated with performance evaluation, as well as its consistency. The questionnaire was conducted with the aim of gaining employees' perception of the efficiency of the Performance Evaluation System. The study's results reveal that, like any system, the Performance Evaluation System lacks monitoring and review mechanisms, as reality is constantly changing, which may alter the context, organization, activity, processes, and/or participants. It was also possible to demonstrate the importance of not neglecting the need for rigor and impartiality on the part of evaluators, as well as recognizing the relevance of feedback and support in fostering employees' professional development. (Inglês)


Trabalho final de Mestrado