Aluno: Ricardo Abreu Pinto
Resumo
Ao longo do tempo, a liderança teve que se adaptar às alterações que o mercado de trabalho trouxe, quer seja devido à, inovação tecnológica, globalização ou mais recentemente a pandemia COVID-19. Neste momento, as organizações apresentam-se constantemente conectadas, principalmente no setor tecnológico, onde é normal existirem trabalhadores de diferentes países e fusos horários. Assim, o papel da liderança é fundamental para motivar os trabalhadores a manterem o seu desempenho e sentirem-se satisfeitos na sua organização, na sua equipa e com a sua tarefa.
O objetivo deste estudo passa por compreender a relação que o estilo da liderança, nomeadamente a Liderança Transacional, Transformacional e Laissez Faire tem na Satisfação dos trabalhadores, e se esse efeito é moderado pelo efeito da equipa ser composta por elementos de várias culturas, ou seja, ser multicultural.
Este estudo utiliza uma abordagem quantitativa através da recolha de dados de um questionário online, onde foi possível analisar, através do uso de modelos de regressão linear e o uso de variáveis de moderação, que a Liderança Transformacional é o único estilo de liderança que afeta significativamente o Nível de Satisfação fazendo-o de uma forma positiva. Verificamos ainda que, a hipótese de estudo sobre a multiculturalidade não se verifica e por isso, o seu efeito de moderação entre os estilos de liderança e Nível de Satisfação não se mostra estatisticamente significativo.
Este estudo mostra-se relevante pois, num mundo cada vez mais globalizado, as organizações devem estar munidas de líderes com as competências necessárias para fazer face a colaboradores de diferentes nacionalidades e culturas de modo a conseguirem obter os resultados programados. Adicionalmente, este estudo, pretende fornecer indicações às organizações do setor tecnológico, da importância de manter os colaboradores satisfeitos, visto que é um dos setores com maior turnover atualmente. Deste modo, é importante perceber como os líderes podem manter os seus trabalhadores motivados e satisfeitos, sendo que todas as pessoas apresentam definições de satisfação diferentes consoante as suas experiências passadas.
Trabalho final de Mestrado