Aluno: Xingru Yi
Resumo
O presente estudo tem como objetivo geral analisar como gerir adequadamente a ocorrência de comportamentos antiéticos pró-organizacionais (CAPO) e a sua prevenção numa empresa.
Como objetivos específicos, pretende-se explorar e testar o efeito da severidade da punição deste comportamento na tendência dos observadores para imitar ou abandonar o CAPO, analisando o papel mediador do desengajamento moral e do compromisso afetivo, bem como o papel moderador da identidade moral.
Do ponto de vista metodológico, recorreu-se a um estudo quantitativo. A técnica de recolha de informação sustentou-se nos questionários aplicados aos colaboradores de diferentes empresas. Os resultados obtidos indicam que a severidade da punição afeta a intenção para deixar o emprego influenciando o compromisso afetivo dos observadores; além disso, uma punição fraca pode levá-los a cometerem comportamentos antiéticos pró-organizacionais através de desengajamentos morais.
Além do mais, considerou-se que a identidade moral moderava o efeito da severidade da punição sobre o compromisso afetivo dos observadores, mas não moderava a relação entre a severidade da punição sobre o desengajamento moral dos observadores e o seu comportamento pró-organizacional antiético.
Este estudo contribuiu para explorar o mecanismo de punição dos comportamentos antiéticos pró-organizacionais na emulação dos observadores e na intenção de Turnover, com base orientada da teoria de sensemaking, o que enriquece, em certa medida, os estudos teóricos após a ocorrência de CAPO. Adicionalmente, fornece-se algumas sugestões e referências para as práticas futuras de gestão de recursos humanos.
Trabalho final de Mestrado