Aluno: InÊs Martins Alves
Resumo
Atualmente, tem-se verificado um crescimento notável de empresas multinacionais e um aumento do número de subsidiárias no estrangeiro. As organizações multinacionais a operar em diferentes países enfrentam um ambiente complexo e competitivo, que deve ser tido em consideração aquando da transferência das atividades para as suas subsidiárias, pois poderão enfrentar pressões de duas direções: têm de se adaptar ao país de acolhimento, mas devem garantir consistência dentro da empresa.
Este estudo de caso pretende identificar quais os fatores críticos no processo de transferência de atividades e políticas de Gestão de Recursos Humanos, tendo em especial atenção a adaptação ao país de acolhimento, sem perder de vista aqueles que são os valores e processos da empresa-mãe. É ainda abordada a importância do alinhamento entre sede e subsidiária, que pode resultar não só numa vantagem competitiva sustentável, como também numa estratégia de implementação mais sólida e num aumento de desempenho.
Assim, pretende-se estudar o alinhamento entre sede e subsidiária, tendo em consideração o dilema da uniformização/adaptação de forma a determinar quais as melhores práticas, apresentando a estratégia da integração como uma possível solução para atingir o equilíbrio.
Para alcançar os objetivos estipulados optou-se pela metodologia qualitativa. Desta forma, foi realizado um estudo com treze colaboradores da subsidiária de uma multinacional na área da indústria, situada em Lisboa, aos quais foram aplicadas entrevistas semidiretivas. Os dados recolhidos em entrevista foram ainda complementados com recurso a observação etnográfica.
Este tema é particularmente relevante pois a literatura sobre a transferência e difusão das práticas de GRH continua fragmentada e incompleta, existindo também uma lacuna na investigação sobre o desenvolvimento de SSC (Shared Service Center) em Portugal. Este estudo conclui que, quando se deslocam para outro território, as organizações enfrentam o dilema uniformização/adaptação, tornando-se essencial o alinhamento na relação entre sede e subsidiária.
Trabalho final de Mestrado