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PARTILHA E RETENÇÃO DO CONHECIMENTO EM FUNCIONÁRIOS NO FIM DA CARREIRA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Aluno: GelÂzia Isabel Morais Casimiro


Resumo
O presente trabalho final de mestrado procurou perceber o quê e como se tem abordado o problema relacionado à partilha e retenção do conhecimento em funcionários no fim de carreira, para isso o estudo foi norteado pelas seguintes questões: Questão de pesquisa 1-Qual o padrão e evolução dos estudos sobre Partilha e retenção de conhecimento em fim de carreira no período de 2016 - 2022? Questão de pesquisa 2- Quais os mecanismos usados no processo de partilha e retenção do conhecimento? Questão de pesquisa 3-Quais as limitações e sugestões de investigações futuras dos estudos? Para respondê-las realizou-se uma revisão sistemática da literatura científica, entre os anos 2016 a 2022, nas bases de dados Scopus, WoS e Emerald. A partilha de conhecimentos é tida como um processo de aprendizagem das organizações. Os conhecimentos estão distribuídos nas formas explícita e tácita, sendo esta última considerada de difícil codificação, conversão e explicitação e é tida como fonte de vantagem competitiva para aquelas organizações que a sabem gerir. A literatura demonstra que diversos fatores podem influenciar positiva ou negativamente o processo de partilha e retenção do conhecimento, como a confiança, a estrutura organizacional e a cultura organizacional. Os resultados encontrados sugerem a importância das organizações incorrerem em práticas de partilha e retenção de conhecimento através da adoção dos mecanismos de partilha e retenção do conhecimento com vista a minimizar o impacto da perda do conhecimento proveniente do fim de carreira dos funcionários seniores das organizações. Estes achados corroboram com a tendência já presente na literatura académica.


Trabalho final de Mestrado