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RESKILLING E UPSKILLING EM TEMPOS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL - UMA APLICAÇÃO NO BANCO CENTRAL DO BRASIL

Aluno: Carolina GuimarÃes Franca Rodrigues Da Silva


Resumo
A transformação digital é um fenómeno que trouxe sentido de urgência e de competitividade ao dia a dia das pessoas e das organizações. Um dos sectores que está a viver os impactos de tal mudança de forma intensa é o sector financeiro, que vem sendo desafiado pelas novas start-ups que combinam finanças e tecnologias, criando inovações disruptivas. A capacidade de se antecipar às mudanças e de se preparar para este mercado tão instável e dinâmico tornou-se essencial de forma a reduzir efeitos negativos e a aproveitar as oportunidades que se mostrem pertinentes. Uma maneira de se preparar uma instituição para o enfrentamento dos desafios é por meio do processo de reskilling e upskilling. O presente estudo pretende compreender o grau de familiaridade e impacto da transformação digital no trabalho desempenhado pelos colaboradores da Área de Fiscalização do Banco Central do Brasil, identificar o set de competências para a transformação digital e as dimensões motivadoras e barreiras para que o reskilling e o upskilling ocorram nesse contexto. Para responder às questões de investigação, utilizou-se uma abordagem metodológica quantitativa, a partir da aplicação de um inquérito estruturado aos colaboradores da Área de Fiscalização do Banco Central do Brasil. Após a análise dos dados, foi possível concluir que a transformação digital é percebida como um fenómeno que impacta o dia a dia dos colaboradores, há a necessidade de mitigação de gaps de competências técnicas e manutenção das competências comportamentais, a partir das análises das barreiras e dos motivadores encontrados.


Trabalho final de Mestrado