Aluno: Ana Catarina Faia Dos Santos
Resumo
Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam atualmente é reter os seus colaboradores. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e o turnover é uma realidade que está cada vez mais presente e que tem impactos significativos nas empresas tanto a nível financeiro como social. Muitos fatores podem estar na origem da intenção de turnover de um colaborador, neste estudo será analisado o impacto da satisfação com a formação nas intenções dos mesmos de deixar a empresa na qual se encontram atualmente.
O presente estudo pretende compreender de que forma é que a satisfação com a formação impacta a intenção de turnover dos colaboradores, com a perspetiva de poder contribuir para uma mais profunda compreensão da atual força de trabalho e das suas motivações, promovendo novos estudos e investigações futuras.
Com este objetivo em mente foi realizado um questionário que contou com a participação de 260 indivíduos, todos estes a trabalhar no setor privado no momento de resposta. Os resultados extraídos permitem compreender a importância de customizar os planos de formação de acordo com as necessidades de cada grupo. Para além disso, foi possível apurar que a satisfação com a formação estabelece uma relação assimétrica significativa com as intenções de turnover.
Trabalho final de Mestrado