Aluno: Andreia Filipa Martins Samarrinha
Resumo
Atualmente, face à crise económica crescente, a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) desempenha um papel cada vez mais relevante na estratégia organizacional, conferindo, uma vantagem competitiva. Esta incide tanto na reputação externa como nos valores e práticas internas das empresas. As organizações devem compreender as ações implementadas que impactam no envolvimento dos colaboradores.
O presente estudo teve como objetivo compreender se existe um impacto positivo da RSC no envolvimento no trabalho (H1), bem como analisar o efeito mediador da justiça organizacional (H3) e o efeito moderador do significado do trabalho nessa mesma relação (H4). Além disso, explorou-se a influência do significado do trabalho no envolvimento no trabalho (H2).
Para suportar os resultados da presente investigação foi realizado um inquérito por questionário, com uma amostra composta por 309 participantes, distribuídos entre Portugal e Espanha.
Os resultados obtidos demonstram que o significado do trabalho não apresenta diferenças significativas entre Portugal e Espanha. Além disso, os colaboradores espanhóis revelaram perceções mais positivas em todas as variáveis. Verificou-se também, uma relação positiva entre a RSC e o envolvimento no trabalho, e uma mediação da justiça organizacional nessa mesma relação. Aferiu-se, ainda, que o significado do trabalho influencia positivamente o envolvimento no trabalho, porém não modera a relação entre a RSC e o envolvimento.
Trabalho final de Mestrado