Aluno: Andreia Maria Figueira Martins
Resumo
O presente estudo teve como objetivo investigar as perceções dos colaboradores acerca da experiência com a avaliação de desempenho, avaliando como esta afeta o comprometimento organizacional e, em última instância, a retenção dos mesmos. A metodologia utilizada foi quantitativa, recorrendo à aplicação de um inquérito por questionário aplicado a uma amostra de 332 colaboradores de diversas organizações privadas. Para a análise de dados recorreu-se ao programa IBM SPSS Statistics 29.0.
O estudo permitiu indicar que a experiência com a avaliação de desempenho exerce um impacto positivo significativo sobre o comprometimento organizacional dos colaboradores. No entanto, a relação entre a experiência com a avaliação de desempenho e a retenção de colaboradores não revelou significância estatística. Em contrapartida, o comprometimento organizacional demonstrou ter um efeito positivo na retenção dos colaboradores.
Conclui-se que, embora a experiência com a avaliação de desempenho não tenha uma relação direta e significativa com a retenção dos colaboradores, o comprometimento organizacional é um fator essencial para a permanência dos colaboradores nas organizações. O estudo contribui para a literatura existente ao evidenciar a importância da avaliação de desempenho e o impacto que esta pode ter na motivação e lealdade dos colaboradores.
Trabalho final de Mestrado