Aluno: Melissa Alexandra Neves Amaro
Resumo
Cada vez mais, as organizações exigem dos colaboradores a capacidade de adaptação a diferentes contextos, para fazer face a um mercado global cada vez mais competitivo. Neste contexto, o humor no trabalho surge como um mecanismo versátil que facilita a adaptação a diferentes circunstâncias e permite melhorar a experiência do colaborador dentro da organização, promovendo o bem-estar, a criatividade e a retenção de talento.
O presente estudo visa compreender o efeito que diferentes estilos de humor podem ter no bem-estar, criatividade e intenção de saída dos colaboradores. Para tal, o estudo foi suportado por um inquérito por questionário, com uma amostra composta por 265 inquiridos. Foi desenvolvido um modelo concetual que foi testado com recurso à modelação de equações estruturais, usando o SmartPLS4. Os resultados sugerem que as dimensões positivas do humor - autovalorizante e afiliativo – têm um efeito positivo, respetivamente, na criatividade e no bem-estar no trabalho. Este, por sua vez, tem um impacto positivo na criatividade no trabalho e um impacto negativo na intenção de saída. Em contrapartida, o humor negativo autodepreciativo tem um impacto negativo no bem-estar no trabalho. De salientar que o bem-estar no trabalho exerceu um papel mediador entre ambos os tipos de humor (afiliativo e autodepreciativo) e os resultados individuais e organizacionais - criatividade no trabalho, bem-estar no trabalho e intenção de saída. Por último, são apresentados os contributos teóricos, bem com as implicações práticas do estudo.
Trabalho final de Mestrado