Aluno: Mariana De Azeredo Coelho Matos Pereira
Resumo
O terceiro setor tem vindo a ganhar espaço e importância na sociedade atual dadas as mudanças a nível mundial que enfrentamos. Este setor diz respeito a um conjunto de organizações, com variadas iniciativas, de carácter privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo passa por produzir bens e serviços para a comunidade. A importância do terceiro setor deve-se à sua maior expressão, tendo impacto no número de trabalhadores que emprega e ainda do volume de rendimento gerado (Cattani et al., 2009).
Em Portugal, muitas das instituições deste setor são classificadas como Instituições Particulares de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, tendo ?o propósito de dar expressão organizada ao dever moral de justiça e de solidariedade, contribuindo para a efetivação dos direitos sociais dos cidadãos, desde que não sejam administradas pelo Estado ou por outro organismo público? (Segurança Social, 2018).
Dadas as especificidades deste setor, o capital humano, que diz respeito ao conhecimento acumulado na organização, é a grande chave para o sucesso da mesma e a satisfação das necessidades. Neste sentido, é urgente pensar numa gestão de recursos humanos que seja eficaz e ajustada à realidade deste setor.
O presente trabalho analisa o setor social e a sua relação com a GRH, com base em entrevistas realizadas a Assistentes Sociais que exercem em diferentes organizações, procurando entender os seus maiores desafios, o que é necessário mudar e a importância atribuída aos recursos humanos.
Trabalho final de Mestrado