Aluno: InÊs SimÃo Santos
Resumo
A fim de concluir o mestrado em Gestão de Recursos Humanos considerou-se essencial a realização de um estágio curricular em contexto laboral. O mesmo foi realizado na sede da Caixa Geral de Depósitos, nomeadamente na área da Formação e Desenvolvimento, tendo como data de início o dia 17 de Dezembro de 2012 e terminando no dia 17 de Junho de 2013. A escolha da empresa deveu-se não só à posição de destaque e de reconhecimento nacional que assume em Portugal, mas também por apresentar uma organização sólida, líder e inovadora.
Sendo o capital humano a principal vantagem competitiva sustentável de uma empresa, o presente estudo foca-se na importância da Formação nos colaboradores de uma organização. Assim, a Formação revela-se um instrumento fundamental no desenvolvimento das organizações, uma vez que é indispensável à aquisição de conhecimentos, técnicas ou atitudes necessárias para a empresa manter a vantagem competitiva no mercado laboral em constante mudança. É neste sentido que a Formação se vai revelar primordial na resposta às exigências cada vez mais peculiares do meio que nos rodeia.
Este trabalho aprofunda, ainda, o impacto que a Formação tem a nível pessoal e organizacional da Caixa Geral de Depósitos, recorrendo a entrevistas realizadas a colaboradores da empresa em questão. Como nota final, concluiu-se que existe a necessidade desta organização recorrer a este instrumento profissional, por forma a dar resposta sustentada às especificidades próprias das suas diferentes áreas que dela fazem parte, contribuindo, assim, para o enriquecimento dos serviços prestados à população no geral.
Trabalho final de Mestrado