Aluno: Adriana Martins Pereira
Resumo
A comunicação interna desempenha um papel estratégico fundamental no seio das organizações, com impacto comprovado na satisfação, motivação e envolvimento dos colaboradores, na qual, cada vez mais, a Gestão de Recursos Humanos se fundamenta e justifica.
Esta investigação procura avaliar a satisfação dos funcionários de uma empresa de seguros não-vida relativamente à comunicação interna formal. Foram utilizados três questionários similares, dirigidos a três grupos hierárquicos distintos (Colaboradores, Chefias Diretas e Chefias de Topo), no sentido de conhecer os seus graus de satisfação em função dos fluxos de informação horizontal, descendente e ascendente que incidiram sobre determinados fatores e meios de comunicação.
As conclusões revelaram que os três grupos amostrais estão determinantemente satisfeitos com os fatores de comunicação, entre os quais ganha maior saliência a confiança/credibilidade na informação transmitida. Quanto aos meios, o e-mail destaca-se pela utilização, satisfação e preferência entre os três grupos, seguindo-se-lhe os meios que implicam contacto pessoal entre os inquiridos.
Trabalho final de Mestrado