Aluno: ThaÍs Cristina Dos Anjos
Resumo
O atual contexto de instabilidade e mudança acelerada no qual as organizações atuam obriga as mesmas a um grande esforço de adaptação. Este esforço passa pela gestão de recursos humanos que deve responder aos novos desafios do atual contexto económico através da dinamização de desenvolvimento organizacional.
Neste sentido, os recursos humanos e, mais especificamente, as suas capacidades e atitudes são apontados como uma fonte de valor e vantagem competitiva para as organizações. O capital psicológico, o envolvimento no trabalho e o compromisso organizacional fazem parte dessas capacidades e atitudes. Estes três fatores influenciam positivamente atitudes e comportamentos desejáveis dos colaboradores que contribuem para o desenvolvimento organizacional e têm um efeito benéfico sobre atitudes e comportamentos indesejáveis.
A presente investigação teve como principal objetivo estudar a relação entre o capital psicológico, o envolvimento no trabalho e o compromisso organizacional. A investigação foi realizada em três empresas nacionais de diferentes áreas de negócio. Os resultados encontrados não foram, na sua totalidade, os expectáveis. Demonstrando que apenas a resiliência, a esperança e o otimismo influenciam positivamente as três dimensões do envolvimento no trabalho. Apenas a esperança e o otimismo afetam de forma positiva as componentes afetiva e normativa do compromisso. Nenhuma dimensão do capital psicológico afeta de forma significativa o compromisso calculativo. Os resultados mostram ainda que somente a absorção e a dedicação influenciam positivamente as três componentes do compromisso.
Trabalho final de Mestrado