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Expectativas e burnout dos alunos do primeiro ano do Ensino Superior em contexto de pandemia: Análise no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Aluno: Leonor Raquel Valadas Martins Nascimento Rosa


Resumo
O presente estudo procura analisar o efeito das expectativas académicas dos estudantes nos seus níveis de burnout (dimensões Exaustão, Descrença e Eficácia Profissional) no final do primeiro ano de estudos. Dado que o estudo foi realizado durante o período de confinamento provocado pela pandemia Covid-19, considerou-se que este contexto poderia afetar os níveis de burnout dos estudantes. Assim, incluíram-se duas variáveis relativas ao receio de contrair a doença e ao receio de a situação de pandemia ter efeitos negativos a nível da aprendizagem e dos resultados escolares. Para a realização deste estudo, recorreu-se à aplicação de questionários online, durante o mês de maio de 2020, a alunos do primeiro ano do ISEG. Obteve-se uma amostra de 153 estudantes. Os resultados indicam que se verificou uma diminuição significativa entre setembro de 2019 e maio de 2020 das médias de todas as variáveis de expectativas à exceção da expectativa de Envolvimento Político e Cidadania. No que diz respeito às relações entre as variáveis em estudo, os resultados indicam que a variável Covid Receio Saúde tem um efeito negativo nas expectativas de Mobilidade Internacional e de Interação Social, havendo um efeito positivo na variável Exaustão. A variável Covid Receio Académico tem um impacto positivo nas expectativas de Interação Social e de Qualidade de Formação. A expectativa de Qualidade da Formação tem um efeito positivo na Eficácia Profissional e negativo sobre a Exaustão e a Descrença. Finalmente, a expectativa de Envolvimento Político e Cidadania tem um impacto positivo na Exaustão e na Descrença.


Trabalho final de Mestrado