Aluno: PatrÍcia Alexandra Pimenta Dias
Resumo
A motivação tem sido uma temática muito debatida em diversas áreas de estudo. Manter e gerir a motivação dos colaboradores nas empresas não é tarefa fácil, sobretudo em períodos de crise económica em que cortes orçamentais nos são impostos diariamente. Durante este período conturbado, as empresas são levadas a tomar medidas para reduzir custos e para se poderem manter no activo.
O objectivo central deste estudo é analisar a motivação dos colaboradores tendo em conta as medidas "anti-recessão? aplicadas em duas empresas do sector da construção, pertencentes ao mesmo grupo empresarial mas situadas em dois países diferentes, mais concretamente em Portugal e Espanha.
Será que a remuneração é o principal factor de motivação dos colaboradores das empresas? Existirão grandes variações no estado motivacional dos colaboradores das diferentes empresas? Terá sido a motivação dos colaboradores, afectada pelas medidas aplicadas pela administração das empresas ou pelo contrário, as medidas aplicadas não tiveram nenhum tipo de impacto? Para obtermos a resposta a estas questões utilizámos como ferramenta de investigação base a ?Escala Multi-Factorial Multi-Moti? desenvolvido por Ferreira et. Al, em 2006, adaptada em função da temática deste estudo.
Na generalidade foi possível verificar que, apesar dos inquiridos de ambas as empresas se identificarem com a sua função e demonstrarem lealdade para com a entidade empregadora, as opiniões dos colaboradores da empresas em estudo divergem em muitos factores, nomeadamente no modo como encaram as medidas aplicadas nas empresas onde exercem funções e na satisfação que demonstram em relação às suas condições de trabalho.
Trabalho final de Mestrado