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A Formação na Fnac Portugal: Proposta de reestruturação do processo

Aluno: Diana Vieira Garcia


Resumo
A formação, enquanto método facilitador da aprendizagem de competências relacionadas com o trabalho necessário a desenvolver, desempenha um papel fundamental na melhoria da performance dos colaboradores que, por sua vez, funcionam como motor essencial da produtividade das empresas. As organizações devem assim procurar disponibilizar a formação necessária aos seus colaboradores, de forma a mitigar ou suprir eventuais necessidades. Para tal, é essencial que as empresas possuam um processo formativo adequado. No setor do retalho, a importância associada a esta área é crescente, uma vez que possibilita a maximização das oportunidades de venda. A organização em estudo no presente projeto é a FNAC que, ao inserir-se nesta perspetiva, apresenta como missão ser a marca de preferência dos consumidores. É, portanto, do intuito deste projeto dar corpo a um plano de reestruturação que permita solucionar falhas identificadas no ciclo formativo da FNAC. As lacunas constatadas ao nível do diagnóstico das necessidades formativas, da programação das ações de formação, da implementação e monitorização da formação e da avaliação da formação foram recolhidas por via da observação e de entrevistas semiestruturadas realizadas com interlocutores privilegiados. As propostas de reestruturação sugeridas resultaram das informações obtidas por intermédio do uso combinado de três técnicas: entrevistas, observação e análise documental. De um modo geral, pôde-se concluir pela premência da substituição da plataforma formativa da FNAC por um Sistema de Gestão da Aprendizagem mais robusto, essencial a todas as fases do processo. Por fim, são identificadas as limitações associadas a este projeto.


Trabalho final de Mestrado