Search button

ESTEREÓTIPOS DE GÉNERO E LIDERANÇA NO ENSINO SUPERIOR

Aluno: MÉcia Ramos GonÇalves


Resumo
Este trabalho de mestrado tem como principal objetivo estudar as caraterísticas associadas por mulheres e homens ao desempenho de funções de liderança, interligando essa análise com estereótipos em função do género. Paralelamente, pretende-se avaliar a existência de diferenças de liderança entre homens e mulheres, enquanto docentes do ensino superior, mais concretamente do subsistema politécnico. Foi utilizado o método de análise quantitativo, sendo que para isso se recorreu à elaboração de um questionário, de natureza anónima e confidencial, a ser preenchido pelos/as docentes dos dois Institutos Politécnicos selecionados. Os resultados obtidos revelam que a grande maioria dos/as inquiridos/as associam o foco nos objetivos e na inovação aliada à criatividade como características de uma liderança eficaz. Da mesma forma, os dados expressam que o facto de as mulheres estarem em menor número a liderar as organizações e que isto se deve mormente a questões culturais e à dificuldade de articulação/conciliação da vida profissional com a pessoal e familiar. Este estudo pretende contribuir para o conhecimento sobre diferentes aspetos relativos à liderança, nomeadamente os diferentes perfis de liderança, e que caraterísticas de liderança são associadas mais a mulheres e a homens. Identicamente, augura-se o estudo da forma como se articula o acesso das mulheres aos lugares e funções de liderança e quais as principais barreiras e estereótipos com que se deparam no decurso da sua carreira.


Trabalho final de Mestrado