Search button

O Cyberloafing e a Gestão do Tempo e do Stress

Aluno: Joana Rita Quaresma Marques Esparteiro


Resumo
O presente estudo aborda a temática do Cyberloafing procurando perceber este fenómeno social e organizacional num contexto específico da realidade portuguesa. Com impactos crescentes, a Internet preenche cada vez mais momentos ao longo do dia das pessoas e se este preenchimento de tempo ocorrer durante o período de trabalho denomina-se Cyberloafing. Neste estudo, pretende verificar-se, num dado locus empírico, que tipo de impactos tem este fenómeno no dia-a-dia laboral bem como qual é a percepção dos inquiridos no que respeita ao Cyberloafing. Com o objectivo de tentar responder às hipóteses pré-definidas foi desenvolvido um estudo de caso tendo como objecto de estudo uma empresa da área da Consultoria. A recolha de dados foi feita através de um inquérito online tendo-se obtido 136 respostas válidas. Este trabalho pretende contribuir para um mais completo conhecimento do fenómeno do Cyberloafing, em geral, mas também para uma primeira análise deste fenómeno em contexto português. Foi, neste âmbito, proeminente averiguar as percepções dos inquiridos no que respeita ao Cyberloafing, nomeadamente no que concerne à aceitação deste fenómeno, tendo sido expressa alguma benevolência por parte dos inquiridos aquando da aceitação deste comportamento como escape ou pausa no trabalho não prejudicando, na sua opinião, o cumprimento de obrigações ou a realização de tarefas.


Trabalho final de Mestrado