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a inovação e o processo de difusão: estudo de caso de uma empresa do sector das pescas

Aluno: Filipa Sousa Oliva Da Silva


Resumo
A análise da criatividade e da inovação enquanto conceitos intimamente ligados às organizações começaram a ser estudados em meados do século XX, altura em que já existiam estudos que mencionavam a sua importância em termos pessoais e motivacionais e inclusivamente no seio de grupos e/ou sistemas sociais. Assim, a relação estabelecida entre estes dois conceitos foi tida em consideração já que em contexto organizacional é possível que um afete o outro e vice-versa assumindo ambos um grau de importância equivalente. Tendo em conta, a influência que a inovação e criatividade postula nos indivíduos nomeadamente na sua performance organizacional considerámos emergente adotar esta temática e adaptá-la a uma empresa do setor das pescas ? um setor tradicional e imprescindível para o desenvolvimento e crescimento económico do país e em especial, de algumas regiões. A Conserveira do Sul - empresa parceira da investigação ? encontra-se sediada em Olhão, uma das zonas pesqueiras com maior influência no Algarve, e assenta o seu negócio na captura e produção de patés e conservas de alta qualidade que aliando métodos tradicionais ao seu avançado processo de fabrico lhes consagra um produto final de excelência. Ainda, focámos a difusão de inovação como uma ferramenta / processo indispensável para a aceitação de novas inovações na organização, concluindo que a empresa sob investigação ? a Conserveira do Sul ? é dotada de um processo de difusão de inovação informal e adequado à realidade organizacional tal como, se destaca aos olhos dos colaboradores como uma empresa inovadora e flexível.


Trabalho final de Mestrado