Search button

ABORDAGEM AO ESTUDO DAS COMPETÊNCIAS DE PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA

Aluno: Lurdes Isabel Afonso Bunga


Resumo
Resumo As atividades docentes do Ensino Superior exigem dos professores um “portefólio competências” adequado à prestação de ensino com qualidade e ao cumprimento da missão e dos objetivos da instituição. Nesse sentido justifica-se a interrogação: quais são as competências necessárias para um professor do Ensino Superior? Procurar-se-á neste trabalho responder a esta questão relativamente a um contexto específico: Angola. O estudo, identificou sete dimensões de competências de professor do Ensino Superior que correspondem ao quadro de referência testado. Para a concretização da pesquisa, estabeleceu-se dentro de uma população uma amostra recolhendo informações primeiramente junto de professores e seguidamente junto de órgãos de escola «decanos e coordenadores de cursos» das Instituições de Ensino Superior das províncias de Angola. A presente investigação utiliza dois questionários - Questionário 1 (168 participantes) - e Questionário 2 (15 participantes). A metodologia do estudo centrou-se no método quantitativo, utilizando uma amostragem por conveniência e, através da utilização destes instrumentos, estudaram-se as competências necessárias para um professor do Ensino Superior em Angola, concluindo-se que as sete dimensões de competências identificadas na revisão de literatura foram valoradas. Porém, a mais valorada foi a dimensão da competência didático-pedagógica e a menos valorada a dimensão da competência tecnológica, e, no entanto, os decanos e coordenadores de cursos avaliam de forma igual as caraterísticas dos aspetos relacionados à Gestão de Competências, às teorias e aos Modelos da Gestão de Competências.


Trabalho final de Mestrado