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Inteligência Artificial na GRH: Competências necessárias aos gestores para a criação de valor

Aluno: Beatriz Pinto Batista Nunes


Resumo
A digitalização tornou-se um fator de mudança com efeitos significativos nos processos de Recursos Humanos (RH) e os gestores começam a recorrer a desenvolvimentos recentes, como a Inteligência Artificial (IA). Estas ferramentas antecipam necessidades e tendências, poderão garantir a diferenciação no mercado, e influenciar o papel estratégico, mas existe pouca informação sobre os conceitos e como os gestores podem contribuir. Neste sentido, pretendemos analisar o fenómeno da digitalização e dos seus desenvolvimentos na Gestão de Recursos Humanos (GRH), investigar quais as competências dos gestores que mais contribuem para a criação de valor a partir de IA, e verificar se as competências poderão contribuir para o papel estratégico dos RH. O trabalho baseou-se em duas metodologias: quantitativa e qualitativa. Foram aplicados questionários a uma amostra significativa, complementados pela realização de entrevistas semiestruturadas através das quais foi possível analisar a interpretação dos indivíduos. Resultados: Para a criação de valor a partir de IA e automatização, o ideal será a combinação entre competências técnicas e sociais, para a resolução de lacunas e foco em tarefas estratégicas. A digitalização é algo positivo para a estratégia de GRH e organizações, e as funções que irão sofrer mais alterações serão as administrativas, como Payroll e recrutamento. Conclusões: Os colaboradores consideram ter poucos conhecimentos para lidar com novas ferramentas, mas não demonstram motivação para desenvolver novas competências. É essencial o apoio da gestão de topo para fomentar a mudança de mindset, a comunicação e o desenvolvimento de conhecimentos para um equilíbrio entre soft e hard skills.


Trabalho final de Mestrado