Aluno: Ana Margarida De Bastos Silva Quirino Martins
Resumo
O estudo que se apresenta pretendeu identificar os motivos que subjazem à opção dos militares do regime de contrato cessarem voluntariamente o vínculo com a Força Aérea, equacionando eventuais medidas que contribuam para a sua retenção. Tentou-se igualmente: analisar as expectativas de ingresso dos jovens; identificar os fatores que poderiam contribuir para a sua permanência; e ainda analisar de que forma os militares contratados projetam o seu futuro profissional após a saída da instituição.
Para a recolha de dados empíricos procedeu-se à realização de entrevistas semi-diretivas a órgãos de chefia da Força Aérea e à aplicação de um questionário aos militares que optaram por sair.
Os dados recolhidos permitiram apurar que estes militares ingressaram devido a aspetos simbólicos e operacionais relacionados com a atratividade diferenciada das Forças Armadas face a outras ofertas de emprego civis.
A decisão de saída dos militares é norteada por aspetos associados a um projeto profissional, bem como a uma quebra das expectativas iniciais que não obtiveram correspondência na prestação do serviço militar. Os militares que pretendem abandonar a Força Aérea na sua maioria tencionam emigrar e já têm projetos profissionais futuros com propostas concretas de emprego.
Os fatores potenciadores da capacidade de retenção são sobretudo instrumentais, seguidos dos profissionais, pelo que a instituição deverá tentar corresponder de uma forma concreta às aspirações dos jovens que a procuraram.
Conclui-se a presente investigação com algumas recomendações à Força Aérea, com o intuito de mitigar os motivos que levam ao turnover dos militares do regime de contrato.
Trabalho final de Mestrado