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Motivação e Valores em Tempos de Crise: Análise numa Organização do Sector Bancário

Aluno: Ana Margarida MendonÇa Silva


Resumo
A motivação e os valores são dois temas que assumem cada vez mais importância nas organizações, dada a sua influência no desempenho e no nível de produtividade dos seus colaboradores. Os dois temas têm uma estreita relação, considerado Tamayo e Paschoal (2003)que as estratégias de motivação laboral são mais eficientes quando correspondem aos valores dos trabalhadores. Este estudo analisa os factores de motivação e os valores numa organização do sector bancário, no actual contexto de crise económica. Na análise efectuada vamos apurar quais os aspectos que os colaboradores consideram mais motivadores e quais os valores que assumem como mais importantes. Enquanto as teorias de motivação propõem que os factores intrínsecos têm maior poder motivacional, neste estudo propomo-nos a analisar se, num contexto de crise, os factores extrínsecos têm um papel preponderante na motivação dos indivíduos. A amostra foi constituída por 56 inquiridos, contactados via o seu e-mail da organização. Os resultados revelaram a existência de cinco factores de motivação: "Remuneração e Reconhecimento", "Motivação Intrínseca", "Interacção com Terceiros", "Condições de Trabalho", "Facilidades da Tarefa", os quais correlacionámos com os dez valores individuais de Schwartz. Os factores que apresentaram médias mais elevadas foram "Remuneração e Reconhecimento" e "Condições de Trabalho", factores extrínsecos da motivação.


Trabalho final de Mestrado