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Relatório Único: Ferramenta de Gestão?

Aluno: Vera LÚcia InÁcio Pinto


Resumo
O presente trabalho teve por objectivo aferir do conhecimento e do entendimento da parte das entidades patronais referente à obrigação das mesmas pela prestação anual de informação sobre a actividade social da empresa, actualmente conhecida como relatório único. Procurou-se ainda, dentro do âmbito deste estudo, apresentar uma proposta que visasse aumentar a aderência do referido relatório, por parte das empresas. Tendo em vista a prossecução destes objectivos, desenvolvemos uma metodologia que passava inicialmente pela elaboração de um questionário e o seu consequente envio a uma série de empresas, questionário esse que procurava aferir da percepção dos gestores das empresas sondadas, para a realidade que se pretendia ajuizar. Assim procedemos a uma amostragem, obtida aleatoriamente de um conjunto de micro empresas (em número de 40), a quem o mesmo foi enviado. Os resultados obtidos através das respostas recebidas, permitiram detectar alguns problemas, nomeadamente no que concerne à informação sobre o relatório único, a dever ser prodigalizado pelas autoridades consideradas competentes para o efeito, junto da generalidade das empresas, nomeadamente das microempresas. Detectámos assim uma gritante falta de informação, por parte daqueles a quem competiria fazê-lo, leia-se as entidades governamentais que supervisionam e controlam todo o processo. Constatou-se igualmente que uma grande maioria das entidades patronais desconhece de quem é a responsabilidade pela entrega do referido relatório, assim como da existência de coimas pela sua não entrega. Tendo sido detectada ainda a noção, da parte dos inquiridos, da inexistência de qualquer utilidade pela elaboração e entrega deste relatório.


Trabalho final de Mestrado