Aluno: Edson Araujo Barreto Junior
Resumo
Dada a crescente publicação de estudos sobre Employer Branding e o atual interesse das organizações e dos profissionais de recursos humanos pelo tema, decidiu-se efetuar um estudo exploratório, no qual procurou-se avaliar qual é o papel do Employer Branding, que neste trabalho será traduzido como a marca do empregador, como mediadora entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador. Nesse sentido, para além da compreensão da influência da marca do empregador neste modelo, tornou-se igualmente necessário aferir o impacto que a identificação organizacional possui a nível de mediadora entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador, sendo a identificação organizacional um tema que há muito vem sendo explorado e de forte importância para as organizações. O objetivo central desta investigação, portanto, é compreender como a liderança transformacional percebida pelos colaboradores pode, por meio da marca do empregador e da identificação organizacional, melhorar os níveis de envolvimento dos colaboradores. Para a realização deste estudo foram analisadas as respostas (N=151) de colaboradores de diferentes organizações localizadas em Portugal, no Brasil e na França, sendo que a escolha destes três países se deu pela conveniência de acessibilidade aos inqueridos. Foi utilizada a metodologia quantitativa, recorrendo à aplicação de questionários e sua posterior análise. Os resultados obtidos permitiram comprovar que os constructos, marca do empregador e identificação organizacional, são importantes mediadores entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador.
Trabalho final de Mestrado