Aluno: Anabela Pinto Vieira
Resumo
Estudos empíricos recentes têm sugerido os benefícios da Socialização Organizacional no processo de Ajustamento Pessoa-Organização, nomeadamente, ao nível da função e das atitudes dos colaboradores.
No presente estudo procurou-se identificar as táticas de socialização adotadas por diversas organizações e avaliar a relação entre essas táticas e o Comprometimento Organizacional, nas suas três componentes: afetiva, normativa e calculativa. Os dados recolhidos resultaram da aplicação de um inquérito a uma amostra de conveniência de 173 indivíduos e foram posteriormente analisados com base em métodos quantitativos. Os resultados obtidos vieram corroborar os resultados de estudos anteriores, nomeadamente, a existência de uma relação positiva entre as práticas de socialização adotadas pelas organizações e o comprometimento organizacional.
Este estudo permitiu ainda reforçar a importância da socialização organizacional para a gestão em geral, e para a gestão de recursos humanos em particular, na medida em que, como pesquisas anteriores sugerem, reforçando o comprometimento organizacional, podemos esperar melhores níveis de desempenho.
Trabalho final de Mestrado