Search button

O impacto do Ambiente de Feedback na Satisfação no Trabalho e no Bem-Estar Afetivo

Aluno: Miguel Ângelo Machado Andrade


Resumo
Uma Avaliação de Desempenho eficaz e eficiente é estrutural para uma Gestão de Recursos Humanos propulsora dos processos transformadores organizacionais. Este esforço encontra um crescente interesse no impacto que o Ambiente de Feedback de Desempenho tem no Bem-Estar Afetivo e na Satisfação no Trabalho dos colaboradores, já que tal pode subverter e/ou reforçar o efeito dos sistemas de Avaliação de Desempenho nos objetivos organizacionais. A partir de uma amostra composta por 124 trabalhadores-estudantes procurou-se analisar o impacto das quatro dimensões do Ambiente de Feedback de Desempenho (Credibilidade da Fonte, Qualidade do Feedback, Feedback Positivo e Negativo) no Bem-Estar Afetivo e Satisfação no Trabalho dos colaboradores, ao mesmo tempo que se percebia o papel da Troca Relacional entre líder-colaborador (LMX) nessa relação. A análise do modelo estrutural operacionalizou-se seguindo a técnica do Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). Os principais resultados realçam o impacto significativo do Feedback Negativo nas dimensões Ansiedade e Conforto do Bem-Estar Afetivo e, respetivamente, o impacto moderador e significativo do Feedback Positivo e Qualidade do Feedback na dimensão Entusiasmo do Bem-Estar Afetivo e Satisfação no Trabalho. A LMX demonstrou uma forte associação às dimensões Conforto e Depressão do Bem-Estar Afetivo, destacando-se o seu papel moderador na relação entre o Feedback Negativo e a dimensão Ansiedade do Bem-Estar Afetivo. Contrariamente ao esperado, a Credibilidade da Fonte não mostrou qualquer impacto na Satisfação no Trabalho, nem no Bem-Estar Afetivo.


Trabalho final de Mestrado