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Os efeitos das políticas organizacionais na avaliação de desempenho: o papel do comportamento de coaching

Aluno: Ana Rafaela De Oliveira Soares


Resumo
O presente trabalho tem como objetivo estudar os efeitos das políticas organizacionais em contexto de avaliação de desempenho nas respostas individuais, designadamente, intenção de saída e comprometimento afetivo. Visa ainda compreender o papel do comportamento de coaching do avaliador nessa relação. Adotou-se uma metodologia quantitativa, tendo sido aplicado, para efeitos do estudo, um inquérito por questionário a uma amostra de 120 colaboradores de diversas organizações públicas e privadas. Utilizou-se para a análise de dados o SPSS (Statistical Package for Social Sciences), versão 26. O estudo permitiu verificar que os avaliados distinguem o enviesamento nas avaliações resultante das políticas organizacionais que visam servir os interesses do avaliador daquele que visa beneficiar os avaliados ou a organização. Constatou-se que as perceções de enviesamento, independentemente dos motivos subjacentes, estão positivamente relacionadas com a intenção de saída e negativamente relacionadas com o comprometimento afetivo. Em contrapartida, as perceções sobre o comportamento de coaching do avaliador encontraram-se positivamente relacionadas com o comprometimento afetivo e negativamente relacionadas com a intenção de saída. Verificou-se ainda que a perceção de comportamento de coaching no avaliador reduz a perceção de que o enviesamento nas avaliações visa servir os interesses do avaliador.


Trabalho final de Mestrado