Aluno: Joana Alexandra Trindade Ferreira
Resumo
Os programas de trainees são considerados como a chave para tornar eficazes os processos de atração e retenção de talentos. Contudo, pouco se sabe sobre este tipo de programas. O presente estudo tem como foco estes programas, procurando compreender se estes promovem a atração e retenção de talentos, que tipo de fatores influenciam essa capacidade de atração e retenção e qual o papel da motivação nesse processo. Para o fazer, foram recolhidos testemunhos de trainees que participam nestes programas, acreditando-se que uma abordagem qualitativa permite uma perspetiva única sobre estes programas.
Os resultados demonstram que as empresas têm um longo caminho a percorrer no que toca ao desenvolvimento de programas de trainees que sejam capazes de garantir a retenção desses talentos. No caso da atração de talento, esta é realizada com base nas perceções que os jovens talentos têm acerca destes programas, e das crenças acerca das vantagens únicas que estes oferecem. Já no caso da retenção, a capacidade de motivar trainees desempenha um papel central, particularmente a motivação intrínseca. Adicionalmente, a gestão do intervalo entre expetativas acerca dos programas e realidade é essencial ? sendo que quanto maior este intervalo, maior a dificuldade de garantir essa retenção.
Verifica-se que os trainees se tratam de uma força de trabalho exigente, o que leva a que as empresas tenham de aperfeiçoar as suas estratégias de gestão de talentos e de gestão motivacional se pretendem que os programas de trainees desempenhem a função desejada enquanto ferramenta de atração e retenção de talentos.
Trabalho final de Mestrado