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A Criatividade e a Inovação como instrumento Estratégico

Aluno: Bernardete Numelie Wenda


Resumo
A nossa motivação/objetivo passa pela análise da realidade das empresas portuguesas (caso de estudo) no que respeita à criatividade e inovação enquanto instrumento estratégico, procurando identificar lacunas em termos dos processos de inovação. Assim, aplicou-se um questionário aos responsáveis do ramo da restauração em Portugal, o qual foi respondido por uma amostra de seis empresas. A amostra do estudo é de dimensão reduzida constatando-se que os dados recolhidos mostram um fraco estímulo no desenvolvimento de novos produtos ou serviços. Assim, a aposta no I&D é pouco significativa. Com a análise empírica verificou-se que a cultura organizacional apresenta-se insuficiente, confirmando uma delicada consciencialização na relevância da cultura organizacional. Apesar das limitações existentes as empresas têm capacidades para inovar, como mostram os dados evidenciando a comunicação interna que exibe um bom desenvolvimento, não representando um impedimento á inovação. A grande maioria dos inquiridos (cinco) classificam a cultura organizacional como exígua e apenas uma considera a sua cultura muito desenvolvida. Mostram uma ?visão inovadora? pouco desenvolvida, havendo um escasso apoio a atividades de inovação e criatividade.


Trabalho final de Mestrado