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Young Talent: atração, recrutamento, seleção e desenvolvimento no segmento jovem da Vodafone

Aluno: CÍntia Raquel Alves Lopes SimÃo Santos


Resumo
É certo que os recursos humanos constituem uma vantagem competitiva, e por isso, hoje, as empresas que já compreenderam a sua importância travam uma guerra pelo talento. Uma nova geração, os millennials, está a entrar no mercado de trabalho. É crucial que as empresas adaptem as suas técnicas de gestão do talento para que consigam atrair, recrutar e manter estes jovens talentos, que comportam características diferentes dos seus antecessores, o que por um lado poderá ser um desafio, mas por outro terá também as suas vantagens. É nesta adaptação das novas técnicas de recursos humanos por parte das empresas que me debruço, começando por fazer uma revisão teórica aos principais conceitos: atração, recrutamento e seleção, formação e desenvolvimento, gestão do talento e retenção, seguindo-se uma reflexão sobre aquela nova geração e quais são os seus impactos nas organizações. Termino falando na primeira pessoa, uma vez que tive a oportunidade de estagiar numa empresa que tem vindo a procurar responder a esta nova necessidade, fazendo uma breve descrição da Vodafone, dos programas de talento jovem e das atividades que desenvolvi relativas a este assunto, assim como uma reflexão crítica sobre o estágio.


Trabalho final de Mestrado