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PERCEÇÕES DE EMPREGABILIDADE EM TEMPOS DE CRISE

Aluno: Ana Maria De Brito ApolÓnia Andrade Silva


Resumo
A pandemia COVID-19 teve um impacto profundo no quotidiano das pessoas. Este foi um evento sem precedentes que poderá continuar a ditar aspetos ao nível económico e social. Tendo em consideração este cenário, revelou-se importante estudá-lo no que diz respeito às perceções de empregabilidade, que são influenciadas pelo contexto externo. Com o objetivo de compreender de que forma foram influenciadas as perceções de empregabilidade ao longo da pandemia COVID-19, foram analisadas as perceções de empregabilidade e de ameaça financeira do mesmo grupo de indivíduos (N=124) ao longo do tempo. Para tal, optou-se por uma abordagem longitudinal, que tomou forma de um estudo de painel. Os dados foram recolhidos através de um questionário de tipo fechado, ao qual os participantes responderam três vezes, entre o período de outubro de 2020 e maio de 2021. As perceções dos indivíduos sobre os seus comportamentos protetores do emprego, uma das dimensões das perceções de empregabilidade, foram as que registaram maiores variações ao longo da pandemia – especialmente nos jovens (18 a 24 anos). No último momento de recolha de dados, verificou-se existir uma relação negativa entre as perceções de empregabilidade e as de ameaça financeira. Em suma, aspetos como as perceções de confiança, eficácia, iniciativa, organização e responsabilidade dos participantes, abrangidas nas perceções de empregabilidade, foram os que mais decresceram ao longo do período de análise, especialmente nos jovens. Investigações futuras deverão aprofundar a relação entre as perceções de empregabilidade e as perceções de ameaça financeira e do contexto económico.


Trabalho final de Mestrado