Aluno: Daniel Filipe Da Silva LeitÃo Mateus
Resumo
Em tempos de crise, os esforços da Gestão de Recursos Humanos centram-se sobretudo na valorização dos seus recursos, procurando encontrar as políticas e procedimentos mais eficientes e eficazes para que os seus objetivos sejam alcançados. É neste sentido que urge a importância de aprofundar o conhecimento sobre a temática do que motiva os consultores a aplicarem no seu local de trabalho os ensinamentos dados em contexto de formação profissional, principalmente numa altura em que a principal porta de entrada no mercado de trabalho por parte dos mais jovens são as empresas que prestam serviços de consultoria. Desta forma, surge este estudo que visa estudar a influência que o Comprometimento Organizacional dos consultores pode ter na sua Motivação para a real e positiva Transferência da Formação.
Para tal, foi utilizada uma amostra por conveniência ao universo de consultores, amostra constituída por 377 consultores, os quais manifestaram possuir um Comprometimento Organizacional Afetivo.
Os resultados deste estudo empírico mostram que o Comprometimento Organizacional influencia positivamente a motivação dos consultores para aplicarem o que aprendem nas ações de formação, bem como o mesmo demonstra que é influenciado pelas perceções que os consultores apresentam sobre as oportunidades de formação. No mesmo sentido, é comprovado que o Comprometimento Organizacional exerce um efeito mediador na relação entre as Perceções sobre as Oportunidades de Formação e a Motivação para a Transferência da Formação.
Trabalho final de Mestrado