Aluno: Joana Filipa Lopes Da Silva Furtado
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o clima laboral existente atualmente no Instituto do Turismo de Portugal, através da análise do nível médio de satisfação global dos colaboradores, para se conhecer o que há a melhorar relativamente à Comunicação Interna.
Foram utilizados dois tipos de análise, quantitativa e qualitativa. Para a primeira, recorreu-se ao uso de um questionário, de natureza anónima e confidencial, a ser preenchido pelos colaboradores do instituto utilizando uma escala de 1 a 6 (1 ? Muito Insatisfeito; 6 ? Muito Satisfeito). Neste, também foram incluídos campos em aberto que em conjunto com as entrevistas comportaram uma análise qualitativa.
Os resultados obtidos podem ser traduzidos pelo nível médio de satisfação global dos colaboradores (3,51), situando-se este na posição central da escala utilizada, e pelo nível médio de satisfação dos colaboradores no que diz respeito aos itens do questionário relacionados com a Comunicação Interna (3,70). No que concerne à análise de conteúdo (campos em aberto dos questionários e entrevistas), em geral, todos os participantes mencionaram a existência de uma cultura organizacional fragmentada e um distanciamento relativamente ao Conselho Diretivo.
Em suma, estes resultados revelam uma oportunidade de melhoria do clima laboral existente no Turismo de Portugal, com grande potencial de crescimento. Para isso, pode-se recorrer, por exemplo, a algumas das sugestões de melhoria apresentadas pelos inquiridos nos campos em aberto dos questionários e nas entrevistas.
Trabalho final de Mestrado