Aluno: Raquel Barroso Almeida
Resumo
Este estudo tem como principal objetivo estudar os processos de Identificação Organizacional e os níveis de Engagement, e de Satisfação de profissionais em outsourcing em relação à organização empregadora. Pretende-se identificar os fatores mais valorizados pelos profissionais para apoiar a construção de um plano de retenção e de desenvolvimento. Com efeito, o presente estudo foi motivado pela necessidade expressa da organização empregadora, no sentido de obter informação relevante para fundamentar a construção de planos de retenção e de desenvolvimento dos profissionais em outsourcing. Participaram no estudo 161 profissionais de uma empresa portuguesa do sector das Tecnologias e Sistemas de Informação. Foram utilizados os métodos qualitativo - análise de conteúdo a entrevistas semi-estruturadas -, e o método quantitativo ? modelos de regressão e qui-quadrado para determinar a associação entre variáveis e a previsão da Identificação, e Retenção a partir das variáveis Satisfação, e Engagement, medidas através de um questionário de 24 itens.
Os resultados revelaram que o Engagement e a Satisfação são preditores da Identificação com a Empresa Empregadora, e da Retenção.
Por último, foi evidenciada uma associação significativa entre a Retenção e a Identificação com a Empresa. Estes resultados sugerem que as variáveis são interdependentes, ou seja, que o tempo que o colaborador deseja ficar na organização é diferente consoante a empresa identificada como sendo a empregadora.
Estes resultados irão ser muito importantes para perspetivas de melhoria dos processos de RH da empresa X.
Trabalho final de Mestrado