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O poder dos recursos humanos na construção da imagem de marca: O caso da empresa Starbucks Coffee Portugal

Aluno: Ana Rita Lopes Pereira


Resumo
As marcas tornaram-se na sociedade moderna mecanismos poderosos de diferenciação, identificação ao consumidor e vantagem competitiva de negócio. Algumas empresas associam a sua marca à qualidade e diferenciação dos seus produtos em relação aos seus concorrentes, contudo existem empresas que levam esta premissa mais além, e tentam associar à imagem de marca o atendimento que proporcionam ao cliente e a imagem dos seus colaboradores como fonte de diferenciação e identificação do consumidor. Com o intuito de aprofundar melhor este fenómeno, este trabalho de investigação é aplicado à realidade da Starbucks Coffee Portugal com o objetivo de compreender de que forma a empresa consegue envolver os seus colaboradores com a cultura, valores e missão da empresa, e consequentemente como é que os processos de socialização organizacional utilizados fomentam a que os seus colaboradores se sintam responsáveis e comprometidos com a empresa/marca, levando-os a adotar comportamentos de exposição da marca para o exterior e consequentemente torna-os a imagem da organização. Esta dissertação aborda a importância do desenvolvimento de employer branding e quanto este envolvimento com a empresa/marca por parte dos colaboradores é positivo para o sucesso organizacional.


Trabalho final de Mestrado