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Compromisso organizacional, comportamentos de cidadania organizacional e intenções de turnover em contexto de outsourcing

Aluno: Sara Filipa Carvalheiro Seco


Resumo
O compromisso dos colaboradores é um constructo central e o atual contexto acresce interesse e pertinência ao tema. O compromisso organizacional corresponde ao sentimento de pertença e identificação com a empresa e considera-se que está positivamente relacionado com comportamentos de cidadania organizacional e negativamente relacionado com as intenções de turnover. Pretende-se estudar estes constructos e as suas relações nos colaboradores duma organização que presta serviços de outsourcing. A nível metodológico, implementou-se um questionário a colaboradores da GCompany. Para tal criaram-se três modelos distintos para analisar os dados recolhidos. Os resultados obtidos permitiram-nos confirmar a hipótese de que o compromisso afetivo e normativo se relacionam negativamente com as intenções de turnover, não confirmando, a hipótese de que o compromisso instrumental tenha uma relação negativa com as intenções de turnover. Os resultados obtidos permitiram-nos confirmar a hipótese de que o compromisso normativo se relaciona positivamente e o compromisso instrumental se relaciona negativamente com os comportamentos de cidadania organizacional. Não se confirma a hipótese do compromisso afetivo se relacionar positivamente com estes comportamentos. No outsourcing confirma-se a hipótese de que quanto maior o tempo passado no cliente menores os comportamentos de cidadania organizacional e verifica-se a hipótese de que quanto maior o tempo passado no cliente menor o compromisso afetivo e o compromisso normativo. Não se confirma a hipótese de que quanto maior o tempo passado no cliente maiores as intenções de turnover e também não se confirma a hipótese de que quanto maior o tempo passado no cliente maior o compromisso instrumental.


Trabalho final de Mestrado