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A atratividade do empregador: Estudo da escala EmpAT - Employer Attractiveness Scale e dos seus diferentes fatores

Aluno: Alexia Leigh De Andrade


Resumo
A escolha de tema para este caso de estudo advém essencialmente dos desafios enfrentados no mundo da gestão de recursos humanos, especificamente no que diz respeito à atração e retenção de talento. Desta forma, para esta dissertação, procurou-se perceber quais os fatores que tornam uma organização mais atrativa na perspetiva dos seus colaboradores, fornecendo assim uma fotografia das suas aspirações profissionais e aquilo que é valorizado num empregador. O objetivo final é que os resultados desta análise possam contribuir para a definição de estratégias de employer branding para a organização em estudo. Este levantamento foi realizado com base no Employer Attractiveness Scale (EmpAt) desenvolvido por Berthon, Ewing & Hah (2005) que, segundo as componentes identificadas e operacionalizadas, permite apurar fatores de atratividade organizacional. O estudo foi inspirado noutros estudos internacionais no campo de employer branding que aplicaram o EmpAt Scale (Berthon, et al., 2005; Alniaçik & Alniaçik, 2012; Arachchige & Robertson, 2011; Reis & Braga, 2016; Roy, 2008, Tuzuner & Yuksel, 2009; Tanwar & Prasad, 2017), uma vez que é considerada uma ferramenta válida para a gestão de recursos humanos naquilo que diz respeito à mensuração da atratividade organizacional (Tanwar & Prashad, 2017). Para este efeito, foi implementado um inquérito por questionário junto de 182 colaboradores de uma organização no setor de auditoria e consultoria, de forma a aferir que fatores determinam um empregador atrativo e se estes fatores variam consoante a idade, antiguidade, literacia e género dos colaboradores.


Trabalho final de Mestrado