Aluno: Carla Cristina Cunha Pereira
Resumo
Atualmente, no mundo empresarial, é necessário reconsiderar e reformular o modo de trabalho dos colaboradores através de fronteiras geográficas. É neste sentido que a prática da expatriação de colaboradores é bastante comum, devido às mudanças decorrentes da abertura dos mercados e as rápidas modificações tecnológicas. A seleção, a preparação antes da partida, o apoio e as compensações oferecidas a estas pessoas são alguns dos fatores que podem contribuir para o sucesso ou insucesso da expatriação.
Posto isto, a dissertação irá recair no tema dos expatriados portugueses em determinados países, com o intuito de analisar empiricamente como é que certas condicionantes afetam o desempenho do expatriado, ou seja, como é que se adaptam socioculturalmente ao país de acolhimento.
Para além da metodologia qualitativa, onde irão ser conduzidas 5 entrevistas semiestruturadas a 5 expatriados relativas ao ajustamento intercultural e ao desempenho do indivíduo, irá existir o apoio da revisão bibliográfica.
Nesta base podemos observar que os resultados sugerem que existem fatores que condicionam o desempenho do expatriado. Alguns dos fatores condicionam de forma positiva enquanto outros produzem o oposto.
Na conclusão desta dissertação são apresentados os resultados obtidos e discutidos, bem como as limitações e as conclusões do estudo desenvolvido.
Trabalho final de Mestrado