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Recompensas como fator de motivação: um estudo em Angola

Aluno: Neusa Katiana Cardoso Da Silva


Resumo
RESUMO As recompensas são utilizadas pelas organizações para atrair novos talentos, reter, motivar e satisfazer os seus trabalhadores. O presente estudo tem como principal objetivo identificar o tipo de recompensa (monetária ou não monetária) que mais influencia a motivação dos trabalhadores. A amostra foi constituída por 312 trabalhadores angolanos de diferentes empresas à qual foi aplicado o questionário de Motivação e Satisfação no Trabalho desenvolvido por De Beer (1987) com 7 subescalas: Pagamento, Promoção, Condições de Trabalho e Benefícios (recompensas monetárias), Conteúdo do Trabalho e Reconhecimento (recompensas não monetárias) e Geral (motivação e satisfação no trabalho). No que concerne à influência das recompensas na motivação e na satisfação dos trabalhadores angolanos, os resultados demonstram que as recompensas monetárias influenciam mais do que as recompensas não monetárias.


Trabalho final de Mestrado