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GESTÃO DE COMPETÊNCIAS: OLHAR PARA O PASSADO PARA PERSPETIVAR O FUTURO, META-ANÁLISE

Aluno: Diana PatrÍcia Almeida Mendes


Resumo
Hoje em dia, vive-se num ambiente altamente competitivo, resultante da globalização e da revolução tecnológica. Tem-se assistido a diversas mudanças que ocorrem ao nível do mercado e que influenciam a vida organizacional. Para conseguirem dar resposta às exigências diárias com as quais são colocadas à prova, as organizações têm-se debatido pelo desenvolvimento de estratégias para mostrarem as suas mais-valias e, por sua vez, não perderem quota de mercado. Para que as organizações consigam manter a sua posição, no mercado em que operam, exige-se aos profissionais que delas fazem parte, o domínio de competências na função que desempenham, mas que também apresentem competências que não se resumam à sua área de atuação. De forma a identificar e desenvolver essas mesmas competências, cabe às organizações, apostar numa política de gestão de recursos humanos baseada em competências. Assim sendo, surge o conceito de gestão de competências que tem vindo a ser alvo de interesse global quer académico, quer profissional. A gestão de competências permite uma gestão estratégica e integrada dos sistemas de recursos humanos, devendo estar sempre em consonância com os objetivos da organização, e contribuir para o alcance dos mesmos. O presente estudo tem por base uma meta-análise, através de uma revisão de literatura, cujo objetivo se prende em provar que a definição de competências tem evoluído, ao longo do tempo.


Trabalho final de Mestrado